segunda-feira, 19 de outubro de 2009

open-mind

A internet subverteu a questão da autoria e dos direitos de imagens. Tudo é usado por todos. Por outro lado, em setembro último, cerca de cinco mil pessoas transitaram por Paraty, uma cidade histórica do Estado do Rio, para um grande encontro de fotografia, o Paraty em foco. E, no entanto, o grande sucesso do momento não são os artistas/fotógrafos e sim os coletivos fotográficos.
Esses coletivos trazem uma gama de profissionais que atuam nas diferentes etapas do processo de produção, pós-produção e distribuição das imagens. O processo da criação é conjunta e a produção coletiva. Tudo se dá bem antes com a discussão sobre o tema, o conceito, a forma. Fotografar então, fica sendo resultado de tudo isso...
No Brasil a Cia de foto é um coletivo criado em São Paulo e é o mais bem-sucedido do país. Para seus integrantes não importa de quem é o clique: todas as imagens são assinadas coletivamente.
Enfim, novas mídias para novos tempos
(as fotos abaixo são do coletivo fotográfico Cia de foto )


4 comentários:

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE! NÃO SABIA DA EXISTENCIA DE GRUPOS COLETIVOS DE FOTOGRAFIA. pENSO QUE DAQUI PRA FRENTE MUITO COISA NOVA VAI SER VISTA NESSE MUNDO! SERÁ A EVOLUÇÃO NATURAL DO MUNDO ISSO?
ABRAÇÃO,
M.PERALTA

Cibelle disse...

Oi! Obrigado pela visita! Menina, entrando no seu blog ví que você segue a Flory, eu amo ela!!! Já fiz aulas com ela, vou correndo ver o blog dela... Beijos!

railer disse...

não sabia disso também! muito legal!

Francisco Sobreira disse...

Querida Lili,
Pelo visto, essa forma de fazer fotografia é, guardadas as devidas proporções, como no cinema, que é u m trabalho que envolve um montão de pessoas, embora o diretor seja o principal responsável pela obra. Desconhecia isso, muito bom você nos por a par do fato. Quanto à sua pergunta lá no Luzes: Embora goste de alguns filmes dele, Wenders não está entre os meus diretores preferidos. Para ficar só com os alemães, prefiro o Fassbinder. Do Herzog também gosto mais ou menos. Um beijo.

* Foi bom o lançamento.