domingo, 20 de setembro de 2009

"Não quero que a minha casa fique cercada de muros e que as minhas janelas fiquem fechadas. Quero que as culturas de todas as terras soprem sobre a minha casa tão livremente quanto possível. Mas recuso-me a ser derrubado por qualquer uma delas".
Mahatma Gandhi

Gandhi lutou contra a hegemonia dos países ricos, no caso a Inglaterra, e ganhou esta guerra, a do fluxo cultural que sendo desequilibrado, pesa fortemente na direção dos países ricos para os pobres. Gandhi ganhou a guerra dos inúmeros atentados que coloca em risco a diversidade cultural e estabelece novos padrões sociais que vão de Calcutá ao Brasil. A Índia teve uma colonização britânica, mas graças a força de sua cultura os indianos conseguiram manter tantas coisas fundamentais da Índia como a medicina ayurvédica que já tem sete mil anos, a arte, a comida, a religião... Isso foi algo fundamental para a Índia e é o que hoje leva legiões a amarem e visitarem o país. A quererem obter os tecidos milenares feitos nas rocas de uma das civilizações mais antigas do planeta. Mahatma Gandhi com a força de sua espiritualidade estava certo! A independência foi conquistada em 1947, após a célebre resistência pacífica liderada por Gandhi, o grande personagem do século XX, que deu o exemplo para o mundo.





2 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Querida Lili,
Gandhi foi um dos maiores homens que já existiram. Admiro-o muito, apesar de hoje não ser uma pessoa religiosa. Agora, fiquei curioso sobre esse tipo de medicina praticado na sua adorada Índia. Fui ao dicionário, mas não encontrei a palavra. Um beijo.

railer disse...

com certeza é preciso manter viva nossa cultura.