sábado, 14 de junho de 2008

Fernando Pessoa 120 anos



Escultura presta homenagem em frente a casa onde nasceu o poeta
Lisboa tem, a partir de ontem, 13 de junho, uma nova estátua de homenagem ao poeta da cidade, Fernando Pessoa, inaugurada no âmbito das comemorações dos 120 anos do seu nascimento. A estátua impõe-se no meio do Largo de S. Carlos em frente a casa onde o poeta nasceu, em 1888, e é uma das muitas homenagens que a cidade de Lisboa presta ao escritor.
Na opinião do presidente da Câmara de Lisboa, a cidade tem sabido prestar a Pessoa a homenagem que o poeta merece e tem sabido fazê-lo das mais variadas maneiras:

"Como é sabido, o município tem mantido desde há vários anos a Casa Fernando Pessoa que hoje tem uma atividade muito estimulante, quer na preservação do espólio, quer na digitalização de toda a sua documentação, como na investigação. (...) Mas na verdade, a melhor demonstração de que Pessoa se vai entranhando nas pessoas e as pessoas se vão apropriando dos seus poetas é ouvir as Marchas na cidade de Lisboa e na quantidade de marchas que se referiam a Pessoa como sendo um dos grandes poetas da cidade", defendeu António Costa no final da inauguração da escultura, de autoria do belga Jean-Michel Folon.



A inauguração da escultura "Hommage à Pessoa" foi marcada pela atuação do conjunto Ensemble Galhardia que recitou poemas de Pessoa e apresentou um programa de canções e instrumentais alusivos à obra do poeta.
A escultura do belga Jean-Michel Folon foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa na sequência de uma exposição que teve lugar no Castelo de S. Jorge em 2001.

Nenhum comentário: