sexta-feira, 12 de outubro de 2007

12ª Parada do Orgulho Gay

O Presidente da Eletrobrás teria feito comentários homofóbicos sobre um patrocínio de Furnas para a 12ª Parada do Orgulho Gay no Rio de Janeiro (Furnas, que integra o sistema Eletrobrás, patrocina com R$ 200 mil a 12ª Parada do Orgulho Gay no Rio de Janeiro, que acontece no domingo).
Porém mesmo negando que tenha dado tais declarações, ele, o Sr.Valter Luiz Cardeal de Souza, fez um pedido de desculpas público, a Eletrobrás soltou uma nota oficial negando tais declarações e a Comissão de Direitos Humanos da OAB divulgou uma nota de repúdio. Foi melhor assim para o bem de todos, inclusive para a comunidade gay que com tal episódio saí mais fortalecida em seu movimento.
O que não pode ocorrer é permitirmos que atitudes como estas ocorram. Ainda mais vindo de um representante de órgão governamental. Quem sabe a Eletrobrás com esse “mal-entendido” venha a avançar na estatal nas políticas de direitos dos gays e lésbicas. Já que o próprio presidente disse que “em Setembro de 2007, a Diretoria Executiva da Eletrobrás aprovou benefícios de gênero que permitem a inclusão, como dependentes no plano de saúde, de parceiros de empregados que mantenham relação homoafetiva estável”.
A Parada Gay é um movimento político importantíssimo, sabemos que existem os que estão ali para brincar, desfilar e outras coisas mais, mas isso não diminui em nada a luta pela igualdade e o respeito pela diferença na sociedade. O caminho ainda é muito árduo, o que pode ser percebido com os comentários abaixo escritos por internautas-leitores de um importante jornal sobre o patrocínio para a Parada Gay:

"Não entendo a postura dos homossexuais: se dizem iguais ao heterosexuais e precisam fazer parada de orgulho; pra que se estao felizes? Pedem respeito e liberdade de expressao, mas nao respeitam a opiniao do proximo, taxando de preconceito; querem que todos tenhamos uma mesma opiniao; dizem que tem horror ao sexo oposto, mas se nós heterosexuais dissermos que temos horror ao homossexualismo, nao dos individuos, dizem ser preconceito. Sua vida nao faz sentido!!"

"Homossexualismo é pecado, tem na bíblia. Não devemos achar isso normal, pois não é."

"Acho que os gays são heterofóbicos. Deviam ser processados por coibirem a liberdade de expressão daqueles que são contra suas idéias. Acho que li algo semelhante a isso, ocorrido na Alemanha, por volta da década de 40."

"Por que os homossexuais não começam a fazer alguma coisa em prol dos homossexais mais necessitados então? Existe a preocupação com o nível de escolaridade, da saúde, da habitação, dos menores no centros de recuperação que são estrupados? Por que o show apoteótico? Pra que tanto dinheiro pra uma simples passeata que não dura nem um dia inteiro? Por que a necessidade de se ficar repetindo homofobicos, homofobicos?"

"Infelizmente, se gasta muito dinheiro com “carnavais” de época e fora de época. É uma triste realidade de um país decadente que só sobrevive com pão e circo. Aliás, até o pão está sendo privatizado, sobrando apenas o “circo” armado a plena luz do dia. Quem não concordar, tem o convite de ir morar fora, bem longe daqui. Não diria sair do País – pois é para poucos – mas, ir para o Sul do Brasil. Lá ainda há um mínimo de decência dos homens públicos."

"É um absurdo a sensitivadade do tema censuraram meu comentario...pq disse que cada um tem direito a ter seu ponto de vista....
Não sou anti-gay, mas acredito que queme contra a ideia de homesexualismo tem o direito de ter esse ponto de vista...A liberdade de opinião e pensamento e expressão e defendida em varia areas/temas porque que neste Tema em particular todos tem que concordam e aceitar o que lhe e imposto caso contrario e homofobico ??Democracia tb e liberdade de opinião."

"Dinheiro de estatal em passeata gay? É isso mesmo? Um absurdo gastar dinheiro do povo em algo de tão mal gosto."

"Sinceramente,... qualquer um utilizaria melhor este dinheiro. Infelizmente isto só vem confirmar que o brasileiro vota mal, pois só colocamos cabeçudos e incompetentes na política. O POVO é quem precisa tomar vergonha na cara, e não os políticos."

"É inadmissível que uma empresa pública use dinheiro para patrocinar uma passeata de movimento tão polêmico como esse, inclusive conta com o repúdio da maioria esmagadora da população! É um absurdo! O nosso dinheiro usado para financiar essa vergonha como disse o Lúcio José! Tomara que venha logo a CPI das ONGs para desmascarar esses absurdos! Para dizer para onde vão os 18 milhões de dólares que o Viva Rio recebe da Fundação Ford e ainda tem que receber dinheiro federal, municipal e estadual!"










Um comentário:

Anônimo disse...

É um absurdo o que essa gente fala!! Gostei da matéria.