sábado, 10 de março de 2007

Em Santa


Ali bem pertinho, na chamada ‘Montmatre Carioca’, Santa Teresa espera em seu generoso largo com ar de cidadezinha do interior com cheiros, gostos, trilhos, museus, botequins, o Santa Saideira no Largo das Neves. Este é um bairro sem shopping center e agência bancária onde num passado seus becos eram cruzados pelo bondinho que até hoje resiste e circula até o centro da cidade e é o único que ainda funciona circulando no Brasil.
Durante a segunda metade do século XIX até meados do século XX, o principal meio de transporte dos cariocas eram os bondes. Com o tempo e o aumento da população, os bondes não davam mais conta da quantidade de passageiros, em 1968, eles passaram a circular apenas pelos trilhos de Santa Teresa, fazendo a ligação do bairro com o centro da cidade.
Hoje em dia, são uma atração à parte para quem visita o bairro. Saindo da Estação na Carioca pode-se seguir e apreciar belas paisagens até chegar ao bairro. O ponto alto do passeio é logo no início, quando o bonde passa sobre os Arcos da Lapa. Também é possível ver a Igreja e o Convento de Santa Teresa, que deram nome ao bairro. Atualmente duas linhas circulam: a Dois Irmãos que sobe até perto do Corcovado, e a Paula Matos, que vai até o Largo das Neves, onde fica a Igreja de Nossa Senhora das Neves, uma construção de 1860.

Um comentário:

Anônimo disse...

Santa Tereza é uma gostosura, pra se apreciar assobiando....